Doação da Syngenta ao Pró-Milho/RS beneficiou 17 mil pequenos produtores de leite em 2020


Sementes da Syngenta foram doadas intermediadas pelo Programa Pró-Milho/RS - Foto: Elaine Pinto
POR ELAINE PINTO

A ação coordenada entre setor público e privado para auxiliar 17 mil pequenos produtores de leite atingidos pela estiagem de 2020 foi abordada em apresentação realizada neste sábado (4), durante a 44ª Expointer.

Frente ao grave déficit hídrico enfrentado no início de 2020, que ocasionou a quebra da safra de milho – um dos principais insumos para alimentação animal –, a empresa de tecnologia de sementes Syngenta doou ao Programa Pró-Milho/RS, coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), 20 mil sacas de sementes para serem distribuídas a pequenos produtores rurais. Além da secretaria, Emater/RS-Ascar e a Fetag participaram de uma verdadeira força-tarefa para, em duas semanas, fazer chegar essas sementes a 254 municípios, beneficiando a 15,8% dos produtores de leite do Estado.

“O ano de 2020 foi uma época muito difícil para o setor produtivo, então agradecemos imensamente a doação e a parceria dessas entidades. Agora vemos as pessoas felizes com a retomada da produtividade”, disse a secretária Silvana Covatti.

A logística de distribuição foi coordenada pela Emater/RS-Ascar. “É muito simbólico que as sacas de sementes, antes da distribuição, tenham sido recebidas neste Parque de Exposições, justamente no Pavilhão da Agricultura Familiar”, destacou o diretor técnico da Emater, Alencar Rugeri.

Pró-Milho/RS

O engenheiro agrônomo Valdomiro Haas, da SEAPDR, fez uma breve apresentação sobre o Programa Pró-Milho/RS, criado no início de 2020 com o objetivo de incentivar, fomentar e coordenar ações que aumentem a produção e a qualidade do milho no Rio Grande do Sul. “A meta seria pelo menos equiparar nossa produção com o consumo interno, pois a evasão de divisas com a compra de milho de fora supera os R$ 300 milhões ao ano”, detalha Haas.

A pandemia começou logo após a criação do Pró-Milho/RS, fazendo com que as atividades no primeiro ano do programa se concentrassem em 12 seminários virtuais e 12 vídeos técnicos, produzidos pela Emater/RS-Ascar, abordando várias etapas da produção do milho. Todos podem ser assistidos na página do programa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

evento SW Caxiad do sul

South Summit Brasil começa nesta quarta-feira em Porto Alegre

Marcas com o maior portfólio de smartphones 5G; veja a lista