Primeiros Grandes Campeões de diferentes raças começam a ser conhecidos na Expointer

Julgamentos e provas movimentam a 44ª edição da Expointer - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
POR MARIA ALICE LUSSANI/ASCOM SEAPDR

Quarto dia da Expointer e já são conhecidos os campeões de algumas raças de animais, como caprinos, ovinos, zebuínos. Entre os bovinos, raças como Angus, Braford, Hereford e Polled Hereford já têm os seus campeões. Os julgamentos começaram no primeiro dia da exposição (04) e continuam até sexta-feira (10).

Entre os ovinos, que registraram uma das maiores representações neste ano, já são conhecidos os campeões de diversas raças. A Texel, que teve o maior aumento entre os ovinos, passando de 185 em 2019 para 192 neste ano, já tem o seu grande campeão. Amado 698, da Cabanha Don Amado, de Hulha Negra, e pelo segundo ano consecutivo. Clique aqui para conferir todos os resultados.

Campeão Campeão Dom Amado, da raça Texel
Campeão Campeão Dom Amado, da raça Texel - Foto: Divulgação/Arco

Já os caprinos, que aumentaram também a sua participação de 2019 para este ano, de 45 para 47 inscritos, já saiu o grande campeão e a grande campeã da raça Anglo-nubiana, conquistado pela Cabanha Che Piá, da localidade de Walachay, em Morro Reuter/RS. “A Expointer é uma vitrine que ajuda a prospectar bons negócios. Através da feira, vendemos animais para fora do estado, principalmente para o nordeste”, afirma Jônatas Breunig, que junto com a esposa Jaqueline Schneck cria cabras desde 2017. Para o Parque, trouxe sete animais.

Caprinos da raça Anglo-nubiana da Cabanha Che Piá, de Morro Reuter, são campeões da Expointer
Caprinos da raça Anglo-nubiana da Cabanha Che Piá, de Morro Reuter, são campeões da Expointer - Foto: Imagens/Divulgação Cabanha Che Piá

Na manhã de hoje, marcada por chuva forte, as cabanhas Soldera, de Panambi (RS), e Recalada, de Capão do Leão (RS), conquistaram os grandes campeonatos nos rústicos Angus da Expointer 2021. Nesta edição, a raça teve 128 animais inscritos.

Julgamento da raça angus na Expointer
Julgamento da raça angus na Expointer - Foto: Eduardo Rocha/Associação Brasileira de Angus

Nas fêmeas PO, o título de trio grande campeão foi para a Cabanha Soldera, de Irmãos Soldera, de Panambi (RS). O mérito foi conquistado com o lote 9 (TE9077, 9071 e 9049). A propriedade ainda levou o título de terceiro melhor trio com o lote 4 (TE20128, TE20089 e 20163). “A ideia era apresentar o que a gente tem de melhor na propriedade”, frisou o sócio-proprietário da cabanha Didi Soldera. O criatório ainda fez dobradinha, conquistando o título de melhor fêmea PO com o animal de tatuagem 9071 (lote 9) e o de melhor macho PO com TE9147 (lote 15).

O título de trio reservado de grande campeão de fêmeas PO foi alcançado pela Cabanha Recalada, de Capão do Leão, com o lote 6 (257, 253, 250 e 282), que também levou o grande campeonato nos machos PO. “É um prazer voltar à Expointer. Acho que tivemos uma reestreia com muita qualidade. Uma representação bastante expressiva em termos qualitativos para a raça Angus, o que é muito importante”, destacou o criador Fábio Ruivo, referindo-se às limitações impostas pela Covid-19 que impediram a Angus de participar da feira de 2020.

Cleópatra é Grande Campeã na raça Gir Dupla Aptidão
Cleópatra é Grande Campeã na raça Gir Dupla Aptidão - Foto: imagens/Nathã Carvalho ACGZ

A raça Gir Dupla Aptidão, que voltou ao Parque Assis Brasil depois de 4 anos, como mostramos em reportagem na semana passada, também já tem os seus campeões. A Cabanha das Hortênsias, de Gramado, conquistou os títulos de grande campeã com Cleópatra e reservada campeã com Harpa. A mesma cabanha leva também o título de grande campeã da raça Indubrasil, com Soberana, que teve 12 inscritos neste ano na Expointer.

“É uma alegria muito grande ganhar o título de grande campeã. É a primeira vez que participo e logo já ganhei dois títulos de grande campeã, com a Cleópatra e a Soberana”, comemora o criador William Ponath.

Grande Campeã Soberana, da raça Indubrasil
Grande Campeã Soberana, da raça Indubrasil - Foto: imagens/Nathã Carvalho ACGZ

Já os representantes da Fazenda Mãe Rainha, de Santa Catarina, que vieram pela primeira vez ao Rio Grande do Sul e foram um dos primeiros a chegar no Parque, como mostramos em reportagem na semana passada, vão voltar para casa com alguns títulos na bagagem.

No domingo (05) a Fazenda conquistou os títulos de Supremo Campeão Hereford e Polled Hereford, com o touro Z406, e Suprema Campeã Hereford e Polled Hereford com a fêmea TE314. Os animais também receberam o prêmio de Grande Campeão Polled Hereford e Grande Campeã Polled Hereford. “Felicidade é pouco para descrever o que estamos sentindo. É muito gratificante para a Mãe Rainha vir com seu time completo, onde nós trouxemos 15 animais entre Hereford e Braford para a Expointer. Isso demostra também que a pecuária de Santa Catarina é forte e que a genética é boa”, destacou Edson Colombo, sócio e proprietário da Fazenda Mãe Rainha.

Grande Campeão Polled Hereford da Fazenda Mãe Rainha, de Lages/SC
Grande Campeão Polled Hereford da Fazenda Mãe Rainha, de Lages/SC - Foto: imagens/ABHB

Hoje (07) conquistaram o título de Reservada Grande Campeã Braford com TEX572 e o prêmio de Terceira Melhor Fêmea Braford com a exemplar TEZ686.

A raça Hereford registrou oito animais nesta edição da Expointer, o Polled Hereford 35 e a Braford 76 animais. Os bovinos de corte tiveram um total de inscrição de 441 animais de 17 raças.

Os julgamentos de bovinos, zebuínos, bubalinos, equinos, ovinos e caprinos seguem até sexta-feira (10) na Expointer durante todo o dia. Também na sexta-feira, às 10h, ocorre o Desfile dos Grandes Campeões e a abertura oficial da feira. Veja aqui a programação. A Expointer encerra no domingo, dia 12 de setembro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

evento SW Caxiad do sul

Gestão cooperativa em debate na Expointer

BNT Mercosul, que há 29 anos promove o encontro entre os principais players do mercado turístico do Brasil e Mercosul, será realizada em Balneário Camboriú nos dias 05 e 06 de maio de 2023.