Secretárias da Saúde e da Agricultura acompanham preparativos finais para a Expointer

Secretárias da Saúde e da Agricultura no Parque Assis Brasil em Esteio. Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
POR ASCOM/SES

As secretárias Arita Bergmann, da Saúde, e Silvana Covatti, da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, acompanharam presencialmente na manhã desta sexta-feira (3/9) os preparativos finais para a 44ª edição da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Ambas participaram do acolhimento aos monitores que orientarão sobre uso da máscara e ajudarão o cumprimento das regras sanitárias no evento, que começa neste sábado (4/9).

Ao todo, serão 115 monitores que terão um papel de agentes multiplicadores de educação em saúde. Eles farão abordagens sobre a prevenção contra a covid-19, orientarão sobre uso da máscara e ajudarão a verificar o cumprimento das regras sanitárias. Hoje, eles tiveram um treinamento teórico e prático para saber identificar as situações que precisam de uma atitude e quais as ações que devem ser tomadas.

Pela manhã, eles tiverem um momento com as duas secretárias, que puderam se apresentar e mostrar a importância do papel que eles terão para o sucesso do evento. “A Expointer será uma das únicas feiras agropecuárias a ser realizada neste ano no país. É um desafio imenso, mas, ao lado dos parceiros, vamos conseguir retratar as conquistas do nosso agro”, destacou a secretária Silvana.

A secretária Arita saudou os monitores e desejou a todos um bom trabalho nos nove dias de feira. “A Saúde está presente não só no planejamento e execução, mas também de forma direta na Expointer, com monitores, fiscalização, entre outras ações, para garantir que tenhamos um evento do tamanho do Rio Grande”, completou Arita.

Atividades educativas

No mesmo momento do encontro, residentes do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) aproveitaram para mostrar uma das ações educativas que farão com o público a partir do sábado. Uma delas mostra a eficácia do uso de máscara com o uso de um pó colorido, que é assoprado usando um secador de cabelo. Dessa forma, o rosto e outras áreas descobertas ficarão sujos, enquanto, ao tirar a máscara e se ver em um espelho, a pessoa vai perceber que nariz e boca permaneceram limpos. Será utilizado um pó atóxico, a base de amido de milho e corante alimentício que é facilmente limpável após a atividade. Uma máscara nova também é fornecida após a demonstração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

evento SW Caxiad do sul

South Summit Brasil começa nesta quarta-feira em Porto Alegre

Marcas com o maior portfólio de smartphones 5G; veja a lista