Selo Arte terá Instrução Normativa mais abrangente

Secretaria e setor produtivo estão elaborando minuta de Instrução Normativa que amplie a concessão de Selo Arte no Estado - Foto: Elaine Pinto
POR ELAINE PINTO

Um grupo de trabalho formado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Ministério da Agricultura, Emater/RS-Ascar, Fetag-RS, Farsul e Famurs está elaborando uma minuta de Instrução Normativa para facilitar a concessão do Selo Arte no Rio Grande do Sul. Em reunião realizada no Pavilhão da Agricultura Familiar durante a Expointer, nesta quarta-feira (8), integrantes do GT acertaram detalhes da proposta e marcaram para depois da feira outra reunião para finalização do documento, a ser apresentado à secretária Silvana Covatti.

“Queremos fazer uma Instrução Normativa que simplifique o processo de registro no Selo Arte e promover a inclusão de outros produtos. Atualmente, apenas o queijo serrano tem a possibilidade de requisitar o Selo Arte no Rio Grande do Sul”, explica Flávio Smaniotto, diretor do departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria da SEAPDR. Um documento assinado por mais de 40 agricultores familiares do setor de laticínios reivindica a expansão da possibilidade de concessão do Selo Arte a outros produtos artesanais.

O grupo de trabalho analisou a legislação de vários estados, no que se refere à concessão do Selo Arte, e chegou a uma proposta de Instrução Normativa que seja mais genérica, abrangendo outros produtos. “Essa deve ser uma prioridade para todos nós, pois esperamos há dois anos por essa regulamentação. O primeiro filtro que temos é o Programa Estadual de Agroindústria Familiar, não tem como falar no Selo Arte sem falar no Peaf”, avalia Jocimar Rabaioli, da Fetag-RS.

O Selo Arte é um certificado que possibilita o comércio nacional de produtos alimentícios elaborados de forma artesanal. No Rio Grande do Sul, a Instrução Normativa 03/2021 viabilizou a concessão do Selo Arte a produtores de queijo serrano. Durante a Expointer, haverá a entrega do primeiro Selo Arte do Estado, ao produtor José Luiz Marques Cardoso, de São Francisco de Paula. O evento ocorrerá no dia 10, às 15h, no Pavilhão da Agricultura Familiar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

evento SW Caxiad do sul

Gestão cooperativa em debate na Expointer

BNT Mercosul, que há 29 anos promove o encontro entre os principais players do mercado turístico do Brasil e Mercosul, será realizada em Balneário Camboriú nos dias 05 e 06 de maio de 2023.